sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Maximum Impulse

 Letra: Ruki

Composição: Uruha

JP-ENG: Defective Tragedy (https://defectivetragedy.com/)

ENG-PTBR: Kamui

 

Romaji



GAN GAN GAN furueru GAN GAN GAN kodou ga

AUTOROO na koudou ga motarasu shoujou wa

MAJI yabee gurai ni MAJI HAITENSHON da

DAN DAN to furueru nouzui shigekisuru
Miminari chouonpa kikoeru genchou ga

Saikou ni IKARE tenze COKE¹ no kouka

DON DON to shikai ga DON DON hirakeru ze
CUCUMBER DEVIL² ga BURAUNkan ni toujou da
MAJI kiitekita warai ga toman nee


GAN GAN GAN furueru GAN GAN GAN kodou ga

Yameran nee genjou ga karada ni ketteida
Wakacchairu ga sore ga COKE no wana
Tanoshikerya ii sa UPPER’S³ RISKY POGO DANCE

Kimochiyokerya ii sa UPPER’S RISKY YEAH

[Tanoshikerya ii sa UPPER’S RISKY POGO DANCE

Kimochiyokerya ii sa UPPER’S RISKY]

The impulse and dream of teens
to run until the body breaks
do not stop…
It consents with the reckless thing
however. I continue wanting
to run until I die…



[DON DON to shikai ga DON DON hirakeru ze
CUCUMBER DEVIL ga BURAUNkan ni toujou da
MAJI kiitekita warai ga toman nee

GAN GAN GAN furueru GAN GAN GAN kodou ga

Yameran nee genjou ga karada ni ketteida
Wakacchairu ga sore ga COKE no wana]
[Tanoshikerya ii sa UPPER’S RISKY POGO DANCE

Kimochiyokerya ii sa UPPER’S RISKY YEAH

Tanoshikerya ii sa UPPER’S RISKY POGO DANCE

Kimochiyokerya ii sa UPPER’S RISKY]

[Ladies and gentlemen]

[Let’s go]

[The impulse and dream of teens
to run until the body breaks
do not stop…
It consents with the reckless thing
however. I continue wanting
to run until I die…]

[The impulse and dream of teens
to run until the body breaks
do not stop…
It consents with the reckless thing
however. I continue wanting
to run until…]

Feeling is lost little by little
surely singing even becomes impossible
Feeling is lost little by little
I am gazing at the heavenly direction

Ashita ga moshi nakunatte mo koukainanteshinai sa
Takusan no suteki na takaramono wo te ni iretanda kara

[Thank you]

 

Tradução



Estou tremendo, tremendo sem parar; meu coração está batendo, batendo:⁵
Meus sintomas são causados ​​pelo meu comportamento fora da lei⁶
É tão insanamente emocionante

Quando meu cérebro nervoso começa a aumentar
O supersônico zumbindo meus ouvidos e alucinações auditivas
São os efeitos colaterais mais loucos de todos os tempos da COCA¹
Junto com a batida, tudo de repente parece tão vívido
O PEPINO MALDITO²* aparece na tela da TV
E isso deve ser uma merda muito boa⁷ porque eu não consigo parar de rir

Estou tremendo, tremendo sem parar; meu coração está batendo, batendo:
Cara, isso não vai parar, e será o meu fim
Mas eu sempre soube que essa é a armadilha da COKE
Vamos, vai ficar tudo bem, então vamos nos divertir  O RISCO DO UPPER'S³ PARA A DANÇA POGO *
Vamos, vai ficar tudo bem, é tão bom  O RISCO DO UPPER'S YEAH
[Vamos, vai ficar tudo bem, então vamos nos divertir  O RISCO DO UPPER'S PARA A DANÇA POGO *
Vamos, vai ficar tudo bem, é tão bom   O RISCO DO UPPER'S]
O impulso e o sonho dos adolescentes
correr até o corpo quebrar
não pare…
Ele consente com a coisa imprudente
Contudo. eu continuo querendo
correr até morrer...



[Junto com a batida, tudo de repente parece tão vívido
O PEPINO MALDITO aparece na tela da TV
E isso deve ser uma merda muito boa porque eu não consigo parar de rir
Estou tremendo, tremendo sem parar; meu coração está batendo, batendo:
Cara, isso não vai parar, e será o meu fim
Mas eu sempre soube que essa é a armadilha da COCA]
[Vamos, vai ficar tudo bem, então vamos nos divertir  O RISCO DO UPPER'S PARA A DANÇA POGO 
Vamos, vai ficar tudo bem, é tão bom  O RISCO DO UPPER'S YEAH]
[Vamos, vai ficar tudo bem, então vamos nos divertir  O RISCO DO UPPER'S PARA A DANÇA POGO 
Vamos, vai ficar tudo bem, é tão bom  O RISCO DO UPPER'S]
[Senhoras e senhores]

[Vamos lá]

[O impulso e o sonho dos adolescentes
correr até o corpo quebrar
não pare…
Ele consente com a coisa imprudente
Contudo. eu continuo querendo
correr até morrer...]

[O impulso e o sonho dos adolescentes
correr até o corpo quebrar
não pare…
Ele consente com a coisa imprudente
Contudo. eu continuo querendo
correr até...]

O sentimento se perde pouco a pouco
com certeza cantar até se torna impossível
O sentimento se perde pouco a pouco
Eu estou olhando para a direção celestial

Mesmo que o amanhã nunca chegue, não me arrependo
Porque eu armazenei toneladas de ótimas [memórias] ⁸

[Obrigada]

 

Notas da Tradução JP-ENG

Notas da Tradução ENG-PTBR

1.      É sobre a Cocaína.

No entanto, em entrevistas, Ruki disse que estava comparando a pressa de curtir a música com o uso de drogas, então sim, são drogas, mas meio metafórico porque tanto as drogas quanto a música podem ser viciantes, estimulantes e excitantes. Então, o cara da música está tropeçando, mas Ruki NÃO está dizendo: “Ei crianças, vamos usar cocaína! Todas as crianças legais estão fazendo isto!" OK? 🙂

2. Até onde eu descobri, ninguém sabe o que diabos ele quer dizer com isso. Eu estou supondo que desde que apareceu na TV e ele não consegue parar de rir disso, provavelmente é um personagem de programa infantil ou mascote para alguma coisa. Talvez um kappa? Eles supostamente gostam de pepinos. EU NÃO SEI. Estou pensando demais nisso, não estou? É o café, eu prometo.

Ruki usou “Cucumber devil” ficaria algo como “pepino amaldiçoado/demoníaco. Achei que 'maldito' iria soar melhor ~~

3. A cocaína é considerada um “upper” – um estimulante que aumenta a frequência cardíaca, a temperatura corporal e a pressão sanguínea. Também pode causar uma intensa euforia, sensação de invencibilidade, necessidade reduzida de dormir, alucinações auditivas ou visuais, pupilas dilatadas, sudorese, fala incessante ou super rápida, às vezes agressão ou paranóia, etc.

Basicamente, as drogas usadas como drogas recreativas aumentam tudo até 11. (A Coca-Cola também é, obviamente, muito ruim para você e extremamente viciante. , então você precisa de doses cada vez maiores para chegar ao mesmo nível de “alto” da primeira vez que você usou.)

*POGO DANCE / DANÇA POGO é um estilo de dança, que se originou na África e com o tempo ficou associado ao punk rock, pelo que entendi lendo rapidamente no google, é praticamente ficar pulando (e pode ser também como o mosh/bate-cabeça)

4. Ele diz/canta coisas ao fundo aqui que não estão nas letras. 

5. ガンガン gangan é uma palavra onomatopeica que pode ser usada de duas maneiras diferentes e não se traduz perfeitamente porque é meio fluida e multifuncional. Em referência à “viagem” real em que o cantor está nas letras, pode ser usado para descrever coisas como uma dor de cabeça latejante, tremores intensos ou um batimento cardíaco acelerado / galopante. Também pode ser usado para descrever a batida forte / latejante de uma música muito alta (que é com o que o uso de drogas está sendo comparado). Vê? Multiuso.

6. Também conhecido como “ilegal” – mas ele escreveu especificamente “fora da lei” em katakana, então não mudei.

7. OK, então, se você não percebeu, estou meio solto com a tradução de partes dessa música. Algumas dessas coisas simplesmente não traduzem palavra por palavra e ainda mantêm o mesmo clima “trippy/high” da música, e é escrito meio casual/gíria para começar, então…

8. Basicamente essa frase, マジ効いて来た maji kiitekita provavelmente se traduziria um pouco mais perto de "o que veio disso / o que foi causado por isso foi super eficaz" (ou outra maneira menos literal de dizer que poderia ser como "eu' estou tropeçando tanto”) – então basicamente a coca é muito potente e fez seu trabalho e ele está totalmente chapado. Simplesmente... não soa bem em inglês. Eu tento evitar adicionar palavrões ao traduzir (porque se Ruki quisesse que eles estivessem lá, ele os teria colocado nele mesmo; ele não tem vergonha disso), mas “isso deve ser uma boa merda” é basicamente a única maneira Eu poderia pensar em transmitir o que eu estava tentando dizer no estilo do fluxo da música sem soar muito empolado ou forçado.

9. Toda essa frase traduzida mais literalmente seria algo como: “Já que muitos tesouros incríveis estavam ao meu alcance”. 

Basicamente, no final da música, parece que o cara percebe que está tendo uma overdose – ou porque a merda que ele tomou era mais potente do que ele imaginava, ou porque ele usou demais. Os efeitos colaterais foram legais no começo, mas estão cada vez piores e não param; ele está começando a perder a sensação e “olhando para a direção celestial” – o que eu entendo que significa que ele percebeu, “Oh merda, eu acho que vou morrer,” e sua vida está passando diante de seus olhos, já que ele está falando sobre tudo. os bons momentos que ele teve na próxima linha. 

Mas ainda assim, ele fica tipo, “Ei, eu sabia que isso era ruim para mim, parece que vai até me matar; mas se der, eu não ligo porque pelo menos eu me diverti, né? YOLO.” (Sim, eu me odeio por dizer YOLO. Deus.)



Compartilhe:

0 comments:

Postar um comentário

Visualizações

Traduza o blog

Destaque

Composições da banda

Disclaimer: A maior parte desses dados foram coletados entre 2010 a 2018 de blogs/páginas que traduziam as entrevistas deles onde eles citav...

ADM:

Minha foto
Estudante de Letras Ama e acompanha a cena Visual Kei desde 2009. Ama escrever e compartilhar seus gostos. ADM de diversas fanpages há alguns anos. Guitarrista e vocalista sem talento. Cosplayer de bandomen~

Seguidores