domingo, 6 de novembro de 2022

F.A.Q SIXTH GUN #2 - O que é Visual Kei?

 



Voltamos para mais um FAQ! Dessa vez sobre Visual Kei. Vai ser um pouco longo, mas prometo que bem interessante. 

Obviamente é só um resumo de como o movimento é visto por olhos estrangeiros. Há bastante fontes japonesas sobre (blogs, contas de fãs, etc.) mas só acessíveis para quem tem conhecimentos na língua.

Visual kei, como dito anteriormente no primeiro F.A.Q., é uma movimento/vertente, que abrange musicas, visuais, performances, modo/estilo de vida, entre outros.



A origem do Visual Kei é dita nos anos 1980, com forte influencia do Glam Rock, Metal e Punk.
As primeiras bandas NÃO utilizavam o termo ‘visual kei’, sendo assim, sempre houve uma discussão sobre quem fundou/iniciou o estilo. Dado isso, sabemos que as primeiras bandas ditas do movimento foram Buck Tick, X Japan, Luna Sea, Kuroyume, D'erlanger, Dead End, Shazna, Der Zibet , BOØWY (essa ultima ainda há discussões sobre serem ou não vkei) entre outras;

O termo VISUAL KEI é atribuído a hide (X JAPAN), Hisashi Imai (BUCK TICK) e Seiichi Hoshiko , conhecido como VK Oyaji (que apoia o movimento até hoje). (caso encontre novamente a fonte, colocarei aqui XD)


Vamos as vertentes, que compõe todo movimento! [ Lembrando, as vertentes são criadas pelos fãs, para localizarem as bandas melhor, não é algo que as bandas cunhem a si mesmas, assim como muitas vertentes são criadas depois da existencia da banda, somente para encaixá-las] 

【Kote Kei】


Nesse primeiro momento, a subdivisão dada a essas bandas mais antigas é Kote / Kote kote kei, ou popularmente chamado de Visual Kei Old School,. Sendo essa vertente a primeira de várias subdivisões posteriores.
Os visuais Kote kei costumam ser mais pesados, com maquiagem mais marcante, cabelos volumosos e coloridos, claramente inspirados no Glam Rock e Punk, subculturas em alta na época do surgimento. As músicas, como sempre no vkei, podem variar a sonoridade, desde o mais pesado a um som mais suave. Por exemplo o X Japan, que tinha a sonoridade mais próxima ao speed metal/ power metal, e o Buck tick com referencias do Gótico, industrial e etc.
Após o auge dos anos 80 e 90 sendo somente com a vertente kote kei, os fãs começaram a categorizar outras bandas que surgiram e se diferenciavam tematicamente e visualmente das primeiras bandas.


 

【Eroguro Kei】


Ero = Erótico / Guro = Grotesco
, essa vertente dentro do visual kei é inspirada nas tendências culturais que surgiram no Japão entre as décadas de 20 e 30, onde os trabalhos, sejam ilustrações, poemas, música sofreram com a censura até meados dos anos 70. Mas aqui o foco é dentro do Visual kei.
Nessa vertente, a sexualidade , erotismo são mais presentes nas musicas, nos videoclipes e até mesmo nos visuais. Mas lembrando, isso não define o estilo musical e sim a temática.
Como tudo dentro do visual kei, a divisão é somente para localizar os fãs,a maior parte das vertentes são nomeadas depois de alguma banda expressar-se visualmente de alguma forma.
Alguns exemplos de bandas dentro do eroguro kei: Cali=gari (considerada precursora dessa vertente no vk), The Gallo, Dir En Grey (No caso, os fãs vivem reclamando que não está dentro do visual kei, mas tem todos os elementos para estar dentro XD.), entre outras. E como em todas as vertentes, muitas bandas passam por momentos em cada subgênero, assim como o MUCC teve momentos em que foi considerado dessa vertente, e acho que aqui podemos citar o lynch. em determinadas músicas, também podemos incluir o Kagerou e o projeto solo ‘Daisuke to kuro no injatachi’, do falecido vocalista da banda, Daisuke.

【Nagoya Kei】



Nagoya kei
é uma das vertentes mais antigas do Visual Kei.
Surgida em meados dos anos 80, com influências do Gótico e do Punk Britânico, as bandas dentro dessa vertente costumam ter o visual mais simples, obscuro, e as composições tendem a ser mais pesadas e poéticas, sendo mais o foco deles do que o visual em si. Isso é o que distingue as bandas dentro desse gênero, e não só a região. (embora hajam pessoas que pensem o contrário).
O Nagoya kei tem uma espécie de ‘linhagem’ em que membros de bandas mais antigas vir a fazer parte de bandas mais novas,(não que isso não ocorra no vkei em geral, mas aqui a ‘reutilização’ de integrantes é mais perceptível) por exemplo o Reo, guitarrista da Kein, Gullet e guitarrista da banda lynch. desde 2004, o Mako vocalista da Kein e Deadman (bandas que voltaram a ativa em 2022) e o Aie, que foi guitarrista da Lamiel, que seguiu para a Kein, Deadman, the studs, god and death stars entre uma imensa lista.
As Bandas mais lembradas dessa vertente são Kuroyume, Laputa, Deadman, Kein, Lamiel, Gullet, Rouage, DEATHGAZE, lynch., etc.

【Iryou Kei】


Iryou
significa “médico” , os visuais dentro dessa vertente são compostos com jalecos, tapa-olhos, faixas, curativos e outros itens ligados a medicina. O gore costuma aparecer nesses visuais seja nos elementos sujos de sangue ou na maquiagem. Já na sonoridade, algumas bandas dessa vertente costumam ser mais melancólicas, com temáticas sombrias e relacionadas ao visual, mas isso não é uma regra! Alguns exemplos das bandas dessa vertente são: Lulu, Sex android, +Isolation, Grieva, Ash, Kar†te=zyAnose e Ma’die Küsse (antigas bandas dos integrantes do the GazettE).
Temos também, algumas bandas que usam em determinadas fases, como o Dir en grey no MV de Cage, o the Gazette no MV de nº666 e na Live de Halloween Spooky Box, o Malice Mizer e assim por diante!


【Angura Kei & Wafuu kei】



Angura 
e Wafuu kei são vertentes que utilizam de elementos tradicionais da cultura japonesa, seja quimonos, yukatas, penteados ou maquiagens.
Angura kei, utiliza mais de visuais inspirados no período pós-guerra. Seriam uniformes militares, escolares, símbolos militares, quimonos, shironuri e outros elementos. Sendo muitas vezes comparado com o Eroguro, pois muitos dos visuais são para chocar e incomodar. O termo Angura vem do termo ‘undergroud’.
O Wafuu kei já utiliza de elementos do folclore, Japão antigo, e utilizando instrumentos tradicionais com instrumentos ocidentais.
Antigamente havia uma confusão de que o angura era o que hoje chamamos por wafuu.




Um exemplo de bandas consideradas Angura kei é o ‘Inugami Circus Dan’, uma banda da década de
90
. E a ‘Belle’ [que utilizaram o visual como tema de um dos seus lançamentos] . Temos também nessa lista bandas como Cali=gari e MUCC (lembrando que pode ser pelo fato de ambas serem consideradas eroguro também.)
Agora as bandas de Wafuu kei temos a saudosa Kagrra;,a banda Kiryu e o sucesso recente -Shintenchikaibyaku shuudan – ZIGZAG. Também temos o caso de artistas que utilizaram o visual em um lançamento especifico, como por exemplo do artista solo MIYAVI que usou da temática no seu álbum ‘this iz the japanese kabuki rock”







【Soft Visual kei】


Soft Visual kei
é uma vertente no qual os visuais são mais leves e maquiagens mais sutis. Normalmente é atribuído a bandas que estão a mais tempo no Vkei e já não fazem mais visuais pesados como em seu inicio.
A maioria das bandas incluídas nessa vertente, já tem mais de 20 anos de atividade, mas há também bandas mais novas que adotam o visual mais leve em alguns de seus lançamentos.
Luna Sea, L’arc en ciel, Acid Black Cherry, Angelo, Gackt são alguns dos nomes listados nessa vertente.
Lembrando que essa divisão se aplica aos visuais, e não interfere na temática das musicas, mas algumas bandas tem um som mais suave em comparação as bandas de visual mais pesado.



【Tanbi kei】


Tanbi kei
é uma vertente inspirada nos visuais europeus da era vitoriana e em contos de vampiro, princesas etc. Os visuais costumam ser exuberantes, e com riqueza de detalhes, assim como as temáticas da musica de cada banda ser bem referenciada nos próprios visuais.
Popularizado pela banda Malice Mizer, essa vertente ainda tem sua força em bandas e artistas como Versailles, Jupiter, Kaya, Kamijo, DAVID, Moi dix Mois, NETH PRIERE CAIN, Scarlet Valse, Vampire Rose, D, entre outras.
A grande parte das bandas nessa vertente tem uma sonoridade ‘symphonic metal’, mas isso não é uma regra, pois o solista Kaya utiliza dos visuais dentro da vertente e suas musicas são pop.

Essa vertente visualmente anda lado a lado a moda Lolita, onde muitos dos bandomens utilizam de vestidos de marcas lolitas famosas, ou como o Mana-sama, guitarrista da Malice Mizer e Moi dix Mois possui uma brand Lolita.

As temáticas das musicas, como já dito, variam de vampiros, contos de fadas, reinos e até figuras históricas, como no caso dos lançamentos do Kamijo.
Curiosidade aleatória: A banda NETH PRIERE CAIN também é parte da vertente Nagoya Kei, deixando assim um bom exemplo de que as bandas sempre podem pertencer a uma ou mais vertentes, ou mesmo ir de uma vertente a outra XD

【Kira kira Kei】
Kira kira é uma onomatopeia para ‘brilhando’, ‘faíscando’ “Cintilando”
// Atenção: Aqui são somente comentários da visão de alguém que descobriu essa nova vertente a pouco tempo, e não encontrou muitas informações concretas sobre a mesma.//


Essa vertente é bem próxima do Oshare Kei, porém não é tão colorida e cheia de informação quanto.

Os visuais costumam ser ‘fofos’, leves sem muitos acessórios coloridos ou mais infantis, alguns usando visuais são monocromáticos brilhantes ou não . Aparentemente, essa vertente é usada/nomeada somente pelo fandom ocidental de Visual kei.



As bandas listadas nessa vertente costumam ter as músicas animadas, um pop rock, e algumas passam aquela impressão de ‘bagunça’ começando calmas e indo para uma crescente próxima de sons comuns em bandas de vertentes mais pesadas.
Algumas das bandas que encontrei nas listas dessa vertente: 0.1g no gosan, ADULT CHILDREN, ASTY, Blu-BiLLioN, DIV, fesFE[M], Headphone★Baby, RAY°C, POIDOL entre outros

Curiosidade: 0.1g no gosan é uma das bandas mais listadas em outras vertentes, por que a cada lançamento, eles exploram um visual diferente. O SONS OF LIBERTY também são listados em koteosa kei.

【Menhera kei】


Menhera
é uma contração da palavra ‘Mental health’. Essa vertente é próxima do Iryou Kei, porém voltada ás temáticas de saúde mental. 
É uma mistura de uma imagem fofa com algo ‘manchado’ pela doença. Ao contrário do que possa parecer, não é uma glamourização de problemas de saúde mental, muitas vezes é a forma de pessoas que passam por isso se expressarem e se livrarem dos seus fantasmas interiores. (Mas lembrando que isso não é uma regra também).

Os visuais são considerados ‘creepy cute’ incorporam temas hospitalares como do iryou kei, mas também abrange uniforme escolares, roupas coloridas como no Oshare kei ou monocromáticas e muitos acessórios dentro ou não da temática hospitalar ou gore.

As músicas são de sonoridades variadas, grande parte com a temática voltada a temas pesados ou não dentro da saúde mental.
As bandas que se encaixam na vertente, ou já passaram por essa vertente são: Gulu gulu, MEME, ChainxmaiL, DEZERT, Gossip, Kebyo, Kiwaremono, Mamireta, mama., SARIGIA, Sick², Vexent entre outras.
Curiosidade: KIZU está listado nessa vertente, mas como no caso do 0.1g no gosan, eles estão listados em quase todas as outras vertentes, pois a cada lançamento a banda foca em determinado tema.

【Oshare kei】


Essa vertente é uma das mais conhecidas da cena, e é sempre lembradas pelo seu aspecto fofo, colorido e com muitos acessórios, e algumas vezes até visualmente infantil.
As bandas desse subgênero são conhecidas por terem músicas mais pop, divertidas e leves, mesmo que isso não seja uma regra.
As temáticas das bandas são as mais diversas possíveis, vão desde ‘passar uma mensagem positiva’ como da BAROQUE, ou ‘tema de parque de diversão’ como da Baby Kingdom, temas escolares como da CHARLOTTE ou simplesmente o mais colorido e louco possível (ok, parece que eu exagerei, mas só lembrei da música ‘Duck no Magical Adventure’ do An Cafe kkkkk). Houve um declínio na quantidade de bandas novas dentro dessa vertente, mas isso não quer dizer que o Oshare não está vivo. Das bandas que se destacaram e ainda se destacam nessa vertente, grande parte já não está mais na ativa ou em hiato indefinido, como Aicle., Lolita23q, BAROQUE, Kannivalism, Charlotte, Dog in the PWO, Haklo, Hanamuke, Megamasso e PANIC☆ch, SHiSHi, SUG entre outras.

Mais algumas bandas dessa vertente: An Cafe, Anfiel, Ayabie, Baby kingdom, LM.C, Asty, BugLug, Fest Vainqueur, Jack Caper, KRA, V[Neu], SERIALóNUMBER, UNiTE, etc.

Curiosidade: A banda ASS’n’ARRow tinha como integrante o Akinori, baixista da banda de Nagoya kei, lynch.

【Art kei】
// Atenção: Aqui são somente comentários da visão de alguém que descobriu essa nova vertente a pouco tempo, e toda informação aqui, é com base nas bandas que eu conheço e estão dentro desta vertente, no mas, estou aberta a correções educadas sobre o assunto //

Essa vertente é associada a algo mais experimental, as bandas variam os visuais e musicas dentro de várias vertentes, sendo até difícil encaixá-las em alguma das já citadas aqui. Pelo que compreendi essa vertente é usada/nomeada somente pelo fandom ocidental de Visual kei.

Os visuais podem ir dos mais clássicos, como inspiração em algum movimento artístico (Expressionismo, Surrealismo etc.), ou em livros e autores, expressões culturais e de gênero. Como já dito, as bandas podem parecer estar em outras vertentes, nos casos grande parte das bandas listadas como ‘art kei’ podem ser soft visual kei ou tanbi kei. Os temas das músicas também podem ser bem dramáticos, variando conforme os lançamentos ou não.


Algumas delas são Sukekiyo, Sakashimana Haguruma wo Kamen ga Warau(MORE), RENTRER EN SOI, 9goats black out, König, the Candy Spooky Theater, Ambergris, ARTiCLEAR, DADAROMA, gibkiy gibkiy gibkiy, Kain, Umbrella, Sennou Tokyo (essa em especial também é listada dentro do Kira kira kei), entre outras.

Grande parte das bandas dentro dessa vertente, são dos anos 2000, a grande maioria estreando após 2007.
Nota: Tenho uma teoria (TEORIA não é uma verdade absoluta) que o art kei pode ser uma junção do Shiro e Kuro kei que eram subdivisões do Kote kei, onde predominavam as roupas claras (shiro kei) ou roupas escuras (kuro kei) e as temáticas refletiam nisso, sendo shiro kei musicas mais suaves e melódicas e o kuro kei musicas mais dramáticas e pesadas. Mas até então, não tem tanta info para que isso seja real.

【Koteosa kei】


Koteosa kei 
(ou também só kote) é praticamente uma ‘atualização’ do kote kei dos anos 80/90 (tanto que em alguns lugares, as informações sobre as duas se misturam), essa vertente é dada para as bandas que surgiram após os anos 2000.

Os visuais seguem a linha do kote kei, só que se tornando ainda mais pesados, e mais andróginos, com roupas em couro e maquiagem chamativa. Para uma melhor lembrança/associação da imagem das bandas, basta lembrar dos bandomens com visuais com top/croppeds e shorts curtos com cinta-liga, comuns nessa divisão.
Essa vertente não se prende a uma temática em suas músicas, então grande parte das bandas podem e vão se encaixar em outras vertentes também e absorver suas temáticas, como um exemplo o Ayabie, que é considerado ‘oshare kei’ também.

Bandas incluídas nessa vertente são The GazettE, NIGHTMARE, ALICE NINE, Hueye, KAKUMAY, MISUI, NICOLAS, the Sound Bee HD, exist†trace, DazzlingBAD, Damila e mais uma vez o 0.1 no gosan entra na lista, entre outras bandas ainda ativas na cena.
E algumas que não estão ativas, mas tiveram seu auge na vertente: Black Gene For the Next Scene, Dio -distraught overlord- , Fixer, GOSSIP, Munou na Lucid, Necro Circus, etc.

Nota: Em alguns lugares há informações que o koteosa kei é um ‘outro lado’ do oshare kei, um oposto de cores, mas mantendo a temática, e nesse lugares acabam listando bandas que são consideradas oshare dentro da vertente. Mas não sei são fontes confiáveis, e grande parte até utiliza o mesmo texto para a postagem.


//Chegamos ao fim, espero que tenham gostado! Escrevi esse texto meses atrás, por que estava com um projeto no meu instagram pessoal onde recriei visuais principais de cada vertente, e ia explicando aos poucos sobre cada um nas fotos. Sei que provavelmente tem mais vertentes que não foram detalhadas, mas essas são as principais, quem sabe no futuro, encontre informações suficientes sobre elas para postar num F.A.Q.

Todo o texto, é baseado em ideias e visões que adquiri ao longo de 13 anos acompanhando visual kei, vendo discussões, lendo entrevistas etc, conhecendo temáticas etc. . Caso algo esteja nomeado de forma errônea, ou faltando informações sintam-se a vontade para corrigir, (tendo fontes seguras sobre o assunto XD) mas sejam respeitosos, estamos aqui para passar o conhecimento para os mais novos no movimento XD

Referências:
Nomes, datas e subdivisões: https://vk.gy/
Sobre o Eroguro kei e Angura Kei https://sucodemanga.com.br/subgeneros-do-visual-kei-eroguro-e-angura/ 
Imagens:
2ª foto - Sugizo (Luna Sea), Imai Hisashi (Buck Tick) e hide (X Japan)
3ª foto - X Japan, formação original.
4ª foto - DIR EN GREY
5ª foto - lynch.
6ª foto - Lulu
7ª foto - Inugami Circus Dan
8ª foto - Shintenchikaibyaku shuudan -ZIGZAG-
9ª foto - Gackt 
10ª foto - Versailles Philharmonic Quintet
11ª foto - Blu-Billion 
12ª foto - Gulu Gulu
13ª foto - An Cafe
14ª foto - Sukekiyo 

Compartilhe:

0 comments:

Postar um comentário

Visualizações

Traduza o blog

Destaque

Composições da banda

Disclaimer: A maior parte desses dados foram coletados entre 2010 a 2018 de blogs/páginas que traduziam as entrevistas deles onde eles citav...

ADM:

Minha foto
Estudante de Letras Ama e acompanha a cena Visual Kei desde 2009. Ama escrever e compartilhar seus gostos. ADM de diversas fanpages há alguns anos. Guitarrista e vocalista sem talento. Cosplayer de bandomen~

Seguidores