quinta-feira, 21 de setembro de 2023

Vermin

Letra: Ruki
Composição: Ruki
JP-ENG: Defective Tragedy (https://defectivetragedy.com/)
ENG-PTBR: Kamui

 

Romaji


Black Fur Mask no shita no wana odora sarete ita

Kubi ni kakatta ROOPU ga GIRIGIRI to shimaru

Omoi kaesu ichi MIRIMIRI¹ ni kuruinaku sosogu chuudzuri no Rage
Biryou no LIE nomihosu ore wo warau sono me wa nigori kiri
Uragiri no RONDO² kidzukeba arawarete ita nou

Doko made saita? Saitan no kizuna kotaete misero Vermin

Sanbun saki no juukon wa oroka onore sae mienai

Omoi kaesu ichi MIRIMIRI ni kuruinaku sosogu chuudzuri no Rage

Odore
Fall down…Mr.Vermin…Last show
Kouka de kokuhaku na bousou ni hikizurareta seishin joutai

Odore
Fall down…Mr.Vermin…Last show
Kousoku ga toke ima wa waraeru furi kaereba ichimen nakigara
Serves you right


[Dokomade saita? Saitan no kizuna kotaete misero Vermin

Sanbun saki no juukon wa oroka onore sae mienai]

Uragiri wo shinjiru toki ga tooku
Kaki midasa re sugita yume
Ima mo nouri ni kobiritsuki hanarenai
Tachikiru mae ni nigiri tsubusu

Odore
Fall down…Mr.Vermin…Last show
Koukade kokuhakuna bousou ni hiki zurareta seishin joutai

[Odore
Fall down…Mr.Vermin…Last show]
Kousoku ga toke ima wa waraeru furikaereba ichimen nakigara

Zaiaku kan mo kanjinai buzamana mushi ga atama kara tsubureteku

Good bye Mr.Vermin

 

Tradução


Por baixo da minha máscara de couro negra, há uma armadilha, mas você continuou dançando
Enquanto a corda em volta do seu pescoço aperta com força
Sua loucura não mudou nem um milímetro, então eu derramo minha raiva enquanto você se pendura
Eu rio enquanto você absorve mentiras triviais com aqueles olhos ainda vidrados
Se você tivesse percebido, você teria limpado sua mente [deste] RONDO² de traição
Quão mal eles cortam você? seus laços estreitos, responda-me, verme
Idiota⁴, você nem percebeu o ferimento de bala que eu tão casualmente [dei a você] três minutos atrás
Sua loucura não mudou nem um milímetro, então eu derramo minha raiva enquanto você se pendura

Dance
Caia… Sr.Vermin³… [seu]Último show
Sua mente é arrastada por trás dessa violência extravagantemente brutal
Dance
Caia… Sr.Vermin… [seu]Último show
As restrições foram quebradas e agora é engraçado; quando olho para trás, você está deitado como um cadáver
Serve bem para você


[Até que ponto eles cortam você? seus laços estreitos, responda-me, verme
Idiota, você nem percebeu o ferimento de bala que eu tão casualmente [dei a você] três minutos atrás]
Há muito tempo você traiu minha confiança
Meus sonhos eram perturbadores demais para suportar
Mesmo agora minha mente se apega a eles, não os deixo ir
Preciso soltá-los antes de ser sufocado por eles

Dance
Cair… Sr.Vermin… [seu] Último show
Sua mente é arrastada por trás dessa violência extravagantemente brutal
[Dance
Cair… Sr.Vermin… [seu] Último show]
As restrições foram quebradas e agora é engraçado; quando olho para trás, você está deitado como um cadáver

Um inseto nojento que não sente culpa deve ser esmagado sem hesitação⁵

Adeus, Sr. Vermin

 

Notas da tradução JP-ENG

Notas da tradução ENG-PTBR

Vermin 'encerra' a trilogia de músicas sobre alguém que Ruki e a banda se irritaram. As outras duas são Leech e HEADACHE MAN, nunca foi dado mais detalhes que isso, mas realmente eles/Ruki  se incomodaram MUITO com essa pessoa.

1.   1 mm (1 milímetro)

2. Ele pronuncia 輪舞/rinbu como “rondo”, uma das definições. Rondó é uma forma de refrão musical, geralmente allegro (rápido e animado) que contém um ou mais temas contrastantes que se repetem em um padrão. Rinbu também pode significar “uma dança circular e giratória” – então, basicamente, pense em uma dança rápida, repetitiva e de aparência lunática. Isso traz à mente o mito por trás da tarantela, onde a vítima de uma picada de aranha venenosa era forçada a dançar uma música rápida sem parar para evitar sucumbir ao veneno; uma segunda versão do mito afirma que aqueles que foram mordidos dançaram por causa do veneno – sua toxina os forçou a ter convulsões de tal forma que parecia que estavam dançando loucamente.

3. “Vermin” [Vermes, achei melhor manter o original na letra, só pela sonoridade.] é uma espécie de categoria abrangente de animais/insetos considerados desagradáveis, nojentos, impuros, transmissores de doenças, etc. Pense em ratos, baratas, pulgas, moscas, piolhos, camundongos, vermes, etc. o apelido é “Mr.Vermin” não fala bem de seu caráter como ser humano.

4. Ele usa “己 onore” aqui, o que pode ser uma forma depreciativa de dizer “você”. (Também pode ser um humilde “eu/eu mesmo”, mas como ele já usou o consideravelmente menos humilde “俺 ore” para se referir a si mesmo em uma linha anterior, não é isso que está aqui.) Eu traduzi como “idiota”. neste caso porque ele está basicamente o chamando de idiota por nem perceber que levou um tiro - como esse cara, ele ainda não tem ideia de que está sendo atacado, apenas continua agindo como sempre faz.

5. Então essa música foi difícil porque basicamente NÃO havia pronomes nas partes japonesas, exceto por um 俺 ore - um pronome tipicamente masculino, meio 'áspero/rude' para “eu/eu mesmo” – no início (“Eu rio enquanto você absorve MENTIRAS triviais) e um 己 onore que é repetido duas vezes – um pronome depreciativo para “você” (veja a nota acima). Do jeito que traduzi a música, a pessoa que cantava (por causa do ore, acho que é masculino – essa nota é confusa por causa de todos os você/ele, desculpe) foi machucado por alguém que ele chama de “Sr.Vermin” ( “Há muito tempo você traiu minha confiança”) – o uso de onore também revela o que ele sente por ele. O cantor sente que está sendo sufocado por pesadelos recorrentes sobre o que Sr.Vermin fez com ele, então, se ele não se livrar da fonte desses pesadelos, ele nunca será livre. Ele o atrai para se vingar (a máscara de pele preta esconde uma armadilha enquanto ele coloca um laço no pescoço do Sr.Vermin); e como Sr.Vermin obviamente não mudou desde que traiu o cantor (“Sua loucura não mudou nem um milímetro”), ele não se sente mal por tirar Sr.Vermin. Ele o considera nada mais do que um inseto inútil que precisa ser esmagado porque o Sr.Vermin não sente remorso pelo que fez. Na verdade, dado o quão ignorante Sr.Vermin parece ser sobre o que está acontecendo, ele provavelmente não tem ideia de que machucou o cantor para começar; ele provavelmente sempre atropela todo mundo como parte de sua personalidade normal, não muito legal e nada completamente sã.





Compartilhe:

0 comments:

Postar um comentário

Visualizações

Traduza o blog

Destaque

Composições da banda

Disclaimer: A maior parte desses dados foram coletados entre 2010 a 2018 de blogs/páginas que traduziam as entrevistas deles onde eles citav...

ADM:

Minha foto
Estudante de Letras Ama e acompanha a cena Visual Kei desde 2009. Ama escrever e compartilhar seus gostos. ADM de diversas fanpages há alguns anos. Guitarrista e vocalista sem talento. Cosplayer de bandomen~

Seguidores